Desde muito tempo os assuntos sobre a Lua vem influenciando a humanidade. Através de suas fases pudemos ter noção de meses e semanas, e em algumas civilizações até anos como o Calendário Lunar Chinês. É lugar comum também, que nosso satélite natural influencia as marés, e sua observação sempre foi acompanhada minuciosamente por pescadores e navegadores desde o começo dos tempos. Mas, até onde vai essa influência lunar? Será que todas essas afirmações são reais?

Diversos cientistas ao redor do mundo já estudaram a influência da lua sobre a sociedade em geral, de forma a afirmar ou negar certos mitos que cercam o satélite. Como citado a cima, a lua influencia as marés, certo? Parcialmente! Não é só a lua que tem esse poder de influência. As marés ficam sim mais fortes nas luas cheia e nova, mas é pelo fato do Sol e da Lua estarem alinhados de forma que a força gravitacional de ambos se some para criar esse fenômeno mensal. 
Outro mito que envolve a brilhante é o aumento de suicídios, da insanidade e do nascimento de bebês na época de lua cheia. Essa lua dá o que falar até hoje, mantendo lendas como a do lobisomem atadas as suas raízes. Mas a mesma não é tão "má" assim. É comprovado que o número de suicídios, internações em hospícios e nascimentos não sofre uma alta em períodos de lua cheia. No caso das mortes, muitas acontecem na lua nova, onde a luminosidade é baixa. 
E essa história de que já que a Lua (e o Sol) influenciam nas marés, por quê nós que temos a maior parte do corpo em água, também não sofremos essas influências? O "pode lunar", como dito acima, é gravitacional e não magnético. De forma que, se um mosquito posar em seu cabelo, o mesmo vai exercer mais força do que a lua em qualquer fase que seja.

De uma forma ou de outra, a lua influência sim em nossas vidas.
Mas não de forma tão dramática e mística como muita das vezes pensamos. 

Clique em "Continuar Lendo" para ler curiosidades sobre a lua :)

Crendices:

- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.
- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.
Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.
Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.
Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova.
Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante.
As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada.

Clique aqui para mais mitos.
Namastê

Posted in

Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)