DISCLAIMER: O texto a ser lido não foi escrito por uma bruxa, wiccaniana, pagã, etc. São conclusões de pesquisas feitas pela adm do blog, portanto se algo estiver incorreto por favor desconsiderarem ou corrijam-me via comentário. Os conceitos abordados aqui são usados geralmente por praticantes da wicca; no entanto, pagãos de outras vertentes podem também celebrar utilizando-se desses rituais.

Para começar a entender os sabbats e os esbats é necessário perceber uma grande diferença entre o Sabbath judaico-cristão dos Sabbats pagãos. A diferença na grafia de ambos muda completamente o sentido dos mesmos. O Sabbath geralmente é um dia da semana (Sábado) no qual deve ser guardado para o descanso e para adoração. Para cristãos (sejam eles católicos, protestantes, etc), judeus, ortodoxos o sabbath é mencionado diversas vezes na bíblia, desde seu princípio (Gênesis | Bereshit 2:2-3). Há diversas interpretações a respeito do sabbath, no entanto, todas são antagônicas aos sabbats pagãos. Outro ponto a ser ressaltado é que não se deve associar os Sabbats com a Missa Negra; são coisas completamente diferentes com crenças opostas assim como suas propostas. Não há sacrifícios nestas celebrações, sejam humana ou animal; tais celebrações tem o intuito de reverenciar a natureza, o deus e a deusa pagãos. 

Os Sabbats ou Roda do Ano, foram idealizados por Gerald Gardner, fundador da religião Wicca (bruxaria moderna) na década de 50. Consiste em 8 rituais/celebrações de ciclos sazonais comemorados durante o ano e são classificados em duas instâncias: sabbats maiores e menores. Gardner se inspirou nas "comemorações ancestrais" das estações do ano, com enfoque e inspirações maiores na civilização celta, nos quais se celebrava colheita, plantio, dentre outros aspectos. Como são comemorações baseadas nas estações estas variam suas datas de acordo com os hemisférios. A principio a roda começou a ser comemorada pelo hemisfério norte, no qual Gardner vivia, mas quando a religião chegou ao sul adaptou-se as praticantes dessa região. As celebrações e suas respectivas datas são:

Hemisfério Sul
Samhain 1 de Maio
Yule 21 a 23 de Junho (Solstício)
Imbolc 30 de Julho
Ostara 21 a 23 de Setembro (Equinócio)
Beltane 31 de Outubro
Litha 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
Lammas 2 de Fevereiro
Mabon 21 a 23 de Março (Equinócio)

Hemisfério Norte:
Samhain 31 de Outubro
Yule 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
Imbolc 1 de Fevereiro
Ostara 21 a 23 de Março (Equinócio)
Beltane 1 de Maio
Litha 21 a 23 de Junho (Solstício)
Lammas 1 de Agosto
Mabon 21 a 23 de Setembro (Equinócio)

Classificam-se como sabbats maiores: 
Samhain: Morte | Ano novo pagão
Imbolc: Crescimento
Beltane: Casamento entre o deus e a deusa
Lammas: Sacrifício

E menores: 
Yule: Inverno | Verão
Ostara: Primavera | Outono
Litha: Verão | Inverno
Mabon: Outono | Primavera


Como podemos observar, é possível dizer que Gardner "adicionou" novas celebrações com simbolismos que acarretavam significados religiosos dentro da Wicca, visto que anteriormente os cultos mais frequentes seriam os sabbats menores referentes as estações do ano. A roda do ano é uma comemoração solar, portanto direcionada ao deus. 

Já os esbats são celebrados nas diversas fases da lua. Para os pagãos são separados em cinco fases: Lua crescente, cheia, minguante, nova e negra. A lua negra é a que antecede dois dias a lua nova, essa não aparece no céu nesse período. E também há o fenômeno da Lua Azul (no qual temos uma postagem dedicada ao assunto, para lê-la clique aqui). São mais comuns as celebrações dos esbats de lua cheia. Como os sabbats são direcionados ao deus, nos esbats celebra-se a deusa; em qualquer que seja a sua fase (donzela, mãe ou anciã).
Todas essas celebrações podem ser feitas em um coven (grupo de bruxos) ou de forma solitária. No entanto, não é recomendável que uma pessoa sem conhecimento da religião ou da estruturação desses rituais procure por informações aleatórias na internet, por exemplo, e tente fazer uma dessas celebrações sozinho ou em grupo. O estudo é uma das indicações primordiais dos praticantes do paganismo e suas vertentes, e atualmente não faltam informações e pessoas dispostas a ajudar aqueles que se interessam. 

Essas são informações básicas sobre Sabbats e Esbats. Serão dispostos abaixo links de vídeos sobre esses assuntos feitos por wiccanianos nos quais verticalizam os assuntos abordados aqui.

*Nesse canal há uma lista de videos explicando separadamente cada sabbat.
SOSWicca: Sobre a Roda do Ano 

Namastê.


5 Comments

  1. muito bom o texto, parabéns...só gostaria de acrescentar uma informação importante. Os Sabás menores, com exceção do Yule de origem nórdica, foram inventados por Aidan Kelly em 1970 e acrescentados sob aprovação do próprio Gardner. Os títulos e a forma de comemoração do equinócio de primavera, o equinócio de outono e o solstício de verão na wicca não são oriundos de festividades pagãs antigas e sim das próprias comemorações folclóricas inglesas agregadas as comemorações judaico cristãs.Fonte: http://www.patheos.com/blogs/panmankey/2014/09/the-triumph-of-mabon/ (EM INGLÊS)

    Pouquíssimos wiccanos e pagãos modernos sabem deste fato histórico! E isso não desmerece, pelo contrário só demonstra o quanto a Wicca é séria e linda! ;)

    att.

    Brigite
    facebook: https://www.facebook.com/brigite.santos.391

    ResponderExcluir
  2. Não entendi o ''Hemisfério Sul
    Samhain 1 de Maio
    Yule 21 a 23 de Junho (Solstício)
    Imbolc 30 de Julho
    Ostara 21 a 23 de Setembro (Equinócio)
    Beltane 31 de Outubro
    Litha 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
    Lammas 2 de Fevereiro
    Mabon 21 a 23 de Março (Equinócio)

    Hemisfério Norte:
    Samhain 31 de Outubro
    Yule 21 a 23 de Dezembro (Solstício)
    Imbolc 1 de Fevereiro
    Ostara 21 a 23 de Março (Equinócio)
    Beltane 1 de Maio
    Litha 21 a 23 de Junho (Solstício)
    Lammas 1 de Agosto
    Mabon 21 a 23 de Setembro (Equinócio)''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que os dias mudam um pouco já que as estações do ano mudam os dias de inicio e fim, dependendo de onde vc esteja no globo terrestre, por exemplo no japão a primavera, não troca no mesmo dia do brasil, se eu estiver errado favor corrigir

      Excluir

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)