Herb: Evas + Logia: Estudo. A Herbologia confere ao estudo de ervas em geral, temperos, fungos, etc e suas propriedades; sejam elas culinárias, curativas ou mágicas. É provável que você já tenha ouvido falar sobre por conta da saga Harry Potter (), mas o que é mostrado nos filmes não é nem um terço do mundo de possibilidades que esse campo oferece. Muitas de nossas avós e bisavós ou até mesmo mães foram ou são "herbologistas", mesmo sem saberem.
Aquele xarope feito de cebola e mel ou aquele chá "cura qualquer coisa" feito por elas demonstra que essas mulheres obtiveram conhecimento das propriedades curativas e culinárias dessas ervas. Saber mesclar temperos, trabalhar o desenvolvimento de um fungo que resultará em algo incrível em sua cozinha são habilidades adquiridas com o tempo através de dedicação, estudos e algumas muitas tentativas.
Mas não precisa ser algo absurdamente elaborado. Usar aquele alecrim que você anda plantando na sua janela ou preparar um banho para limpeza energética usando rosas já são ótimas iniciativas para entrar na plural "esfera herbológica". 
Através das leituras e suas práticas será possível conhecer quais plantas tem suas propriedades afloradas em determinados dias do ano, do mês ou da semana; quais são melhores para proteção, cura, banimento energético e principalmente qual daria um paladar todo especial para aquele prato novo que você gostaria de tentar fazer.
Para ajudá-los vou listar abaixo algumas ervas, nas quais considero importante para aqueles que gostariam de começar juntamente com suas propriedades e referências.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssadpijdadhadhajsdddadsadadAlecrimsandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científicoRosmarinus officinalis
• Elemento: Ar
• Planeta: Mercúrio
• Divindade regente: Shu
• Propriedades: Fortalecimento da saúde, do amor e proteção espiritual.
• Usos indicados: As flores do alecrim são utilizadas em chá contra a clorose (palidez na menstruação), histeria, inapetência, nervosismo, tosses, indigestão, bronquites e asma. Como banho, é bom para problemas de pele.  Purifica o sangue, tônico do coração. Estimulante, antiespasmódico e ligeiramente diurético. Atua como colagogo (sobre a secreção biliar), para dor de cabeça, cansaço físico e mental. Equilibra a pressão arterial. Problemas renais. Problemas digestivos. Faça um chá (infusão - água quente sobre a planta, tapar, deixar de 10 a 15 minutos) com as folhas. Indicado também contra a falta de apetite e problemas intestinais.
• Ações internas: Diurético, estimulante geral do corpo e do couro cabeludo, anti-reumático, tônico da circulação e do sistema nervoso, redutor da formação de gases e anti-inflamatório.
• Ações externas: Combate as dores articulares, contusões, entorses e dores reumáticas. O óleo do alecrim é bom para o cabelo; ou pode-se utilizar o chá da planta como banho capilar (não todos os dias - alterne com outros tipos de chás). Estimula a circulação do couro cabeludo e o crescimento de cabelos, sendo usado contra caspa e para prevenir contra a queda excessiva dos fios. Fortifica o couro cabeludo.
• Fins cosméticos: Embeleza e rejuvenesce o cabelo e o corpo.
• Partes utilizáveis: Flores e folhas.
• Contra-indicações: O uso interno prolongado pode provocar gastro enterites e nefrites.
É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas. Agindo em conjunto com arruda, "segura" as energias de inveja, mau-olhado e fofocas. O chá das flores de alecrim provoca um suadouro, portanto, deve-se ingerir em pouca quantidade (uma xícara) com intervalos.
asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssadpijdadhadhajsdddadsadadAlhosandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científico: Allium sativum
• Elemento: Fogo
• Planeta: Marte
• Elemento relacionado: Fogo
• Divindade regente: Hécate
• Propriedades energéticas: Proteção, saúde, purificação, energia, coragem.
• Propriedades geraisrico em iodo, flúor, cálcio, ferro (combate anemia), fósforo e as vitaminas
A, B e C.
• Parte utilizável: bulbo.
• Uso geral: a melhor forma de uso é o consumo cru. Diariamente de meio dente a um dente.
• Uso medicinal
Medicinal: na prevenção de gripes e resfriados, regula a gordura do sangue, equilibra a flora intestinal e a glicose do sangue, asma, bronquite, pneumonia, desinfeta o organismo e combate toxinas intestinais, expulsa vermes, tônico super estimulante revitalizador de pessoas esgotadas e enfraquecidas, reduz pressão alta, desintoxica os fumantes. Utilizado também em picadas de insetos, calos e sarna, estimula o apetite, excita as glândulas digestivas, extermina as bactérias malignas do intestino ao mesmo tempo que fomenta a reprodução de coli-bactérias - os agentes intestinais normais, calmante intestinal, adstringente e bactericida, diminui a tensão arterial e torna o pulso mais lento e tranquilo, dilata os vasos coronários - os músculos cardíacos são melhor alimentados e portanto tornando-se mais fortes. Depurativo do sangue. Baixa as taxas de colesterol.
Diabetes: Muito eficaz no combate à diabetes. Aumenta a resistência contra as infecções. Aplicação contra nematoides e ascarídeos, em forma de irrigação.
Doenças da circulação: Hipertensão, arteriosclerose de vasos coronários, debilidade dos músculos cardíacos.
Gastrintestinais: catarros do estômago e intestino com diarreia e prisão de ventre, tuberculose intestinal, flatulência, catarros intestinais crônicos, infecciosos e agudos, cólicas, inflamações do intestino grosso e do reto, diarreia, doenças hepáticas e biliares, disenteria amebiana, cólera, tifo e paratifo. Como auxiliar em tumores cancerosos recomenda-se em todo o tempo. Câncer no estômago.
Doenças das vias respiratórias: catarros das vias respiratórias, enfisema pulmonar, tuberculose, gangrena pulmonar, asma pulmonar e bronquiectasias.
Doenças da circulação: hipertensão, arteriosclerose de vasos coronários, debilidade dos músculos cardíacos, intoxicação de nicotina. Em casos de lombrigas - oxiúricos e ascarídeos. Reduz o colesterol ruim, a pressão sanguínea, diminuir o risco da formação de coágulos, prevenir o câncer e fortalecer o sistema imunológico. Outras substâncias, como o sulfito alílico e a alicisteina, ajudam a deter os processos inflamatórios, estimulam enzimas anticancerígenas e bloqueiam a formação de nitrito no estômago.
• Componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o
desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e
elimina toxinas através da pele.
• Vitamina predominante: E (na ruptura das células vermelhas do sangue, fraqueza muscular e depósito excessivo de gordura nos músculos).
• Mineral predominante: Potássio (bom para arritmia, rins intoxicados, nervosismo, pressão alta e fraqueza geral).
• Contra-indicações: pessoas com pressão baixa podem ter seu quadro clínico agravado. Não indicado a pessoas que tenham hipersensibilidade ao óleo de alho. Algumas pessoas apresentam reação alérgica da pele ao contato com o alho. Os que sofrem de hipotensão devem ser cautelosos no uso do alho, um vez que este provoca queda de pressão. As lactentes devem evitar o uso liberal do alho, de vez que pode provocar cólicas no ventre do lactente. Às crianças muito pequenas e às mães que amamentam, os médicos também recomendam que consumam alho cozido e, mesmo assim, em quantidades pequenas.
• Efeitos do uso em demasia: pode produzir dores de cabeça, no estômago, rins, cólicas, vômitos,
diarréia e tontura. Mau hálito, irritações gástricas e náuseas.
• Gripes e resfriadosDepois de assimilado pelo aparelho digestivo, o óleo de alho torna-se volátil e é conduzido pelo sangue aos pulmões. Nessa região, as substâncias sulfatadas, em especial a alicina, destroem os microrganismos e ajudam a desobstruir as vias aéreas superiores enquanto fluidificam as secreções pulmonares, auxiliando na expectoração.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssadpijdadhadhajsdddadsadadArrudasandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científico: Ruta graveolens, Ruta hortensis, Ruta latifolia
• Elemento: Fogo
• Planeta: Marte
• Divindade regente: Baba Yaga
• Propriedades energéticas: Eliminação de energias nocivas e atração de proteção. A arruda é umas das ervas mais poderosas para combater inveja e olho-gordo. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma, sendo popularizada no Brasil pelas escravas na época na colonização. Quando colocada num ambiente, além de proteger, a erva emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo ou na cozinha para reter as energias negativas. Tenha também um bom estoque de folhas secas para uma vez por semana preparar um chá bem forte e com ele lavar o chão de sua cozinha. dessa forma, sua casa ficará bem protegida.
• Partes utilizáveis: folhas e flores.
• Indicações: Remédio contra reumatismos, hipertensão, contra a falta de menstruação (que provoca menstruação) e cólicas menstruais, verminoses de diversos tipos e gases intestinais, nevralgias. Problemas cardíacos, histeria, melhorar o apetite e a digestão.Também para tratar de dor de ouvido e problemas nos olhos. Reguladora da menstruação. Ameniza os efeitos da ressaca e também matar piolhos.
• Ações gerais: Anti-hemorrágica, contra vermes, estimulante, abortiva e emenagoga.
• Usos gerais: Chá das folhas, em pequenas doses e fraco para acalmar os ânimos e para ajudar a vir à
menstruação nas mulheres. Ferver vinte gramas de arruda em um litro de água e tomar três colherinhas ao dia para eliminar vermes. Para piolhos, lavar a cabeça com um chá bem forte de arruda. Para menstruação paralisada, nevralgias, ressacas e problemas de estômago beber o chá bem forte enquanto se coloca os pés em água quente.
• Contra-indicações: É terminantemente contra-indicada para gestantes, lactantes, para hemorragias e cólicas menstruais. Pode ocasionar efeitos colaterais perigosos como hemorragias, contração da musculatura do útero e sangramentos. A arruda, se ingerida pela mãe que amamenta, fica no leite. Pode causar cólicas, vômitos, contração das pupilas e convulsões nos bebês.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssadpijdadhajsdddadsadadCamomilasandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científicoMatricaria recutita• Elemento: Água
• Divindade regente: ?
• Auxilia: Meditação, paz e bom sono.
• Partes utilizáveis: flores e folhas.
• Propriedades gerais: Utilizado como calmante natural, indicado para pessoas com dificuldades para dormir ou nervosismo em geral. Em forma de infusão é utilizada para amenizar certos tipos de inflamações gastrintestinais. Também utilizado para clarear os cabelos quando expostos ao sol. Usada em xampus, condicionadores, sabonetes, cremes, loções, filtros solares, cremes faciais.
• Propriedades medicinais: na área de pediatria, é utilizada para acalmar, restaurar as forças, para combater verminoses e auxiliar digestivo. Utilizada na tensão pré-menstrual por seu efeito sedativo, relaxante muscular, contra insônia.
• Ações internas: antiespasmódica, calmante, atenuante de gases no estômago e intestino,
antisséptica e antialérgica.
• Ações externas: emoliente, refrescante, calmante, cicatrizante e tônica.
• Indicações gerais: gases estomacais ou intestinais, para atenuar alergias e doenças de pele e para acalmar. Utilizada para prevenir rachaduras de peles secas. Contra câimbras do estômago, ar preso, cólicas espasmódicas, constipação atônica, clorose, dismenorreia, febres, histerismo, indigestão e vermes intestinais.
• Modo de uso: deixar de molho 15 gramas de folhas em um litro de água por alguns dias ou fazer um chá das folhas podendo tomar de 4 a 5 xícaras ao dia. Também se aplica para as flores.
• Contra-indicações: deve ter o uso moderado por gestantes ou pessoas alérgicas a algum de seus componentes.

asadnsjndjnjaadksjhsdshssadaaaapijdabdhajsdddadsadadErvaCidreirasandakjdabdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científico: Melissa officinalis.
• Elemento: Ar
• Planeta: Júpiter
• Divindade regente: ?
• Propriedades energéticas: Paz, dinheiro, purificação. É muito confundida com o capim-limão, pois possuem propriedades similares. Originário do sul da Europa, e conhecida em Portugal como limonete.
• Propriedades gerais: O chá apresenta resultados nas afecções gástricas, problemas de nervos, câimbras intestinais, desmaios, debilidade orgânica, reumatismo, dores de cabeça, epilepsia, enxaqueca, histerismo, espasmos, má circulação do sangue, palpitação do coração, resfriados, tosses, inflamação dos olhos, diarreias do sangue, dores, auxiliar no tratamento da caxumba, problemas de estômago, fígado e intestino. É calmante do sono em geral.
• Uso medicinal: ação calmante, antitérmico, regulador da menstruação, analgésico, digestivo.
• Uso geral: Em forma de chá. Fazer o chá de um pequeno ramo e tomar um copo 5 dias por semana. Intercalar e repetir a dose outras vezes.
• Uso cosmético: utilizada em forma de banhos de vapor para cicatrizar acnes do rosto, em
banhos e loções para pele oleosa.

asadnsjndjnjaadbbkbsjhsdshssadaaaapjdabbbdhajsdddadsadadErvaDocesandakjdabdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científicoPimpinella anisum
• Elemento: Fogo
• Planeta: Júpiter
• Propriedades Energéticas: Proteção e purificação. 
• Informações gerais: Os colonizadores a chamavam de funcho. Pertencente a família das umbelijeras, a mesma do salsão. Do caule são feitos xaropes e licores, a raiz é diurética e atua sobre infecções urinárias. O chá das sementes e folhas, alivia cólicas causadas por gases intestinais, reduz a dispepsia, combate a diarreias e vômitos. Misturado ao suco de cenoura combate cegueira noturna e outros problemas de visão; a mesma mistura, adicionando beterraba, é um poderoso reforço para o sangue e benéfico à menstruação; com suco de maçã é ótimo para problemas estomacais e também alivia a dor de cabeça.
• Sementes: são vermífugas, calmantes, digestivas e depurativas. Para dor de estômago, o
chá com uma pitada de noz moscada ralada. Para úlceras do nariz deve ser macerada em
água. Sob infusão em vinho branco e seco e açafrão, com as sementes, é utilizado para
lavar os olhos, em casos de inflamação.
• Indicações: Artrite, bronquite, distúrbios nervosos, gota e excesso de peso.
• Vitaminas: vitaminas A, C e complexo B.
• Minerais: cálcio, cloro, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssabdpibjdadhadhajsdddadsadadGinsengsandakaajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
Nome científicoPanax ginseng
Elemento: Fogo
Planeta: Sol
Informações Gerais: Regulariza ou aumenta as funções do cérebro, melhora as condições
de imunidade do organismo, possui ação anti-inflamatório e cicatrizante.
Propriedades energéticas: Favorecimento de amor, saúde, beleza, realização de desejos e atração de
proteção.
Ação interna: revitalizante físico e psíquico, tônico pulmonar e cardíaco, estimulante do apetite, reguladora da pressão sanguínea, redutora da taxa de colesterol, contra a febre, cicatrizante, regeneradora celular, estimulante do sistema nervoso central e estimulante da circulação sanguínea.
Ação externa: regeneradora das células, tônico capilar (anti queda), detergente e umectante.
Uso fitoterápico: arteriosclerose, depressão, estresse, diabete senil, envelhecimento precoce.
Uso fitocosmético: peles secas e irritadas (irritação da cútis), queda de cabelos e
envelhecimento.
Contra-indicação: pessoas com hipertensão, doenças agudas e mulheres grávidas não
devem utilizar-se do ginseng.
Parte utilizável: raiz.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssabdpibjdadhadhajsdddadsadadLourosandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científicoLaurus nobilis
• Elemento: Fogo
• Planeta regente: Sol
• Divindades regentes: Apolo, Eros
• Propriedades energéticas: Purificação, saúde, prosperidade e proteção.
• Informações gerais: O louro é uma erva que não pode faltar na cozinha de uma bruxa. podemos usar esta erva como substituta de qualquer outro ingrediente que não encontremos. Basta conversarmos com a planta, explicando-lhes que nossa busca não teve sucesso e pedindo que substitua a erva em questão. O louro é uma planta sempre aberta às necessidade e com certeza atenderá ao seu pedido. Tem uma poderosa atuação em feitiços de proteção, saúde, purificação e recuperação da auto-estima. Também é utilizada em feitiços amorosos, mas seu poder não se manifesta plenamente dessa forma. Queime a cada domingo, de preferência ao meio-dia, algumas folhas secas de louro para proteger a sua casa. O mal será barrado na entrada. Quando alguém de sua casa ficar doente, coloque uma folha fresca de louro sob o travesseiro desta pessoa, retirando-a pela manhã e queimando-a. Depois de queimada, pegue as cinzas e sopre-as na direção do vento, pedindo que leve a doença embora. Se ocasionalmente você recebe a visita de pessoas invejosas ou fofoqueiras, coloque atrás da porta de entrada um galho de louro pendurado, para afastar tal pessoa.
• Indicações: Úlceras, amenorréias, dispepsias e nevralgias. Facilita a digestão, ajuda no tratamento das bronquites crônicas. O óleo utiliza-se como massa cutânea nas doenças reumáticas da pele e como meio protetor contra os insetos.
• Frutos: Regulador do apetite, devido às substâncias amargas que contém. O pó de frutos de loureiro
emprega-se como especiaria estomacal e diurético em uso interno, e no exterior como unguento nas hemorroidas.
• Uso: Uma xícara de infusão feita na base de 5g de folhas secas em 1/2 litro de água emprega-se
como remédio nas dores do estômago e nos vômitos.
• Contra-indicações: Pelo teor de óleos essenciais, o óleo de loureiro pode dar lugar a reações alérgicas. É um sensibilizador aos raios ultravioletas; tal como o óleo da bergamota. Por isso evitar irradiações fortes de sol - pode ocasionar na doença de Berloque.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssabdpibjdadhadhajsdddadsadadMalvasandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científico: Malva sylvestris
• Elemento: Água
• Planeta: Vênus
• Divindade: Ísis
• Atributos: Ritos de amor, afastamento da negatividade.
• Parte usada: folhas, flor e raiz.
• Uso: Toda a planta é referida como anti-inflamatório, antidisentérica e emoliente. Levemente laxante. Indicação: acalma os nervos, dores em geral, inflamações na pele, boca, garganta, estômago, intestinos, rins, bexiga e ouvidos, no tratamento de irritações gastrintestinais, como gastrites e úlceras, e de problemas respiratórios, como tosse, bronquite e catarro.
• Uso externo: indicada para úlceras e erupções da pele, dermatose, aftas, picadas de insetos e furúnculos. Suaviza, protege e hidrata a pele inflamada e irritada, ajudando também na cicatrização e recuperação das lesões nas mucosas. Também empregada contra feridas, inchaços das pernas e picadas de insetos.
• Infusão de malva: é eficaz no tratamento de inflamações na garganta e de problemas respiratórios, como tosse, catarro e bronquite, uma vez que auxilia na eliminação do catarro e alivia a tosse. Gargarejos, bochechos ou compressas feitas com as flores diminuem inflamações na boca, como afta, e na garganta, como faringite ou laringite. Seu chá faz emagrecer se tomado por 30 dias (NÃO utilizar uma dieta baseada única e exclusivamente nesse chá).
• Chá das flores de malva: colocar 10 gramas para um litro de água. Tomar de 4 a 5 xícaras por dia.
Para as folhas e raízes deve-se tomar em jejum e ao deitar-se. E nos casos de males externos aplicar a planta sobre forma de cataplasma. Adicionada em fórmulas de loções e cremes que protegem e suavizam a pele.
• Contra indicação: Não há contra indicação.

asadnsjndjnjajaskdbadksjhsdshssabdpibjdadhadhajsdddadsadadSalsasandakjdabajkbdbsdahdaihdahdahdhasdjasbdaadbbkafbf
• Nome científicoPetrosolium sativum
• Elemento: Terra
• Planeta: Mercúrio
• Divindade regente: Perséfone
• Propriedades energéticas: Purificação e proteção.
• Informações gerais: A salsa é muito eficaz na proteção da nossa casa, fertilidade e saúde. Antigamente, as bruxas sempre saíam de casa com um ramo de salsa atrás das orelhas para que nenhum mal lhes atingisse. Hoje em dia, obtemos o mesmo efeito colocando um raminho desta erva
dentro da bolsa ou presa na parte interna da roupa. Para melhorar sua saúde, nada melhor do que um bocado de salsa fresca sobre a sua salada. Isso garantirá uma pele sempre jovem e seu organismo mais forte às doenças. Se você deseja terminar algum período de falta de sorte, tome um banho de salsa.
• Indicações: Combate a flatulência, estimula a digestão, auxilia na cura de afecções hepáticas e hipertensão. Efeito diurético, usada no tratamento de reumatismo e doenças dos rins e bexiga. Para abrir o apetite mastigar algumas folhas frescas de salsa, meia hora antes das refeições.
• Infusão para o estômago: Uma pitada de sementes em uma xícara de água fervente, deixar durante dez minutos tapado, filtrar e beber no final das refeições.
• Irritação dos olhos: Lavar e enxugar dois punhados de salsa fresca, colocando-os num pano fino, formando um pacotinho. Torcer bem, até sair todo o suco. Aplicar nos olhos através de algodão hidrófilo. (dica: Revista - Curas naturais - ed. Escala LTDA).
• Medicinal: O consumo de salsa ajuda no inchaço hidro-pésico nas pernas, nas cavidades abdominais e torácicas e no pericárdio (membrana serosa que reveste o coração), como consequência de debilidade cardíaca e de alterações metabólicas, assim como por deficiência da função renal, quando não se apresenta processo inflamatório agudo. O suco de folhas de salsa é um meio excelente e totalmente inofensivo contra as picadas de insetos (protege e cura). Para isto esfregue as folhas da salsa nas partes do corpo a descoberto.


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)