De acordo com o Wikipédia: "Incenso (do latim: Incendere, "queimar") é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos no caso plantas)que liberam fumaça perfumada quando queimado. O "incenso" refere-se a substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, ritual de purificação, aromaterapia, meditação, Para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mal odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para ser usado em cerimônias religiosas."

Os Incensos podem ser encontrados nas mais diversas religiões, com também infinitas finalidades e formas de serem queimados. No Catolicismo queimar incensos é uma forma de fazer com que o 'louvor a Deus suba como um bom aroma', já no Budismo, Wiccanismo, Hinduísmo, dentre outras religiões, a prática se refere a agradecimento as divindades, a estágios de adoração, a limpeza de energia, de espaço e espiritual e também ao agrado de ancestrais para que algum pedido possa ser atendido. Há também finalidades simples como somente perfumar o lugar onde o incenso é queimado, fator muito utilizado por lojas esotéricas ou que vendem esse tipo de material já que aquele que queima o incenso não tem nada em mente para aquilo de forma específica enquanto o faz.
Assim como a diversidade de religiões e práticas as quais o incenso está inserido há também diferentes formas de como ascende-lo. Segue algumas formas para se ascender um incenso (visto por diversos segmentos) nas quais você pode tentar e escolher qual funciona para você:

1- Isqueiro: acredita em sua forma mental e em seu pensamento positivo para que a limpeza seja feita.
2- Fósforo: acredita nas forças do elemento ar e fogo, e/ou em seus elementais: silfos, fadas, salamandras. Ascender dessa forma também representa respeito ao tradicionalismo com as forças celestiais.
3- Ascenda com a mão esquerda: Acredita-se que a mão esquerda simboliza o contato com o mundo espiritual e a direita com o mundo terreno.
4- Faça uma oração de sua preferência enquanto ascende o incenso e siga proferindo enquanto o manipula.
5- Procure fazer esse processo em um lugar tranquilo onde não possa ser interferido. 
6- Tenha sempre pensamentos de paz e positivos enquanto ascende seu incenso e enquanto deixa-o queimar.
Mesmo com sua boa intensão o incenso utilizado atualmente tem seus maus julgamentos. De acordo com uma matéria do site Folha Online (disponibilizados trechos abaixo) a fumaça produzida pelo material contêm substâncias tóxicas prejudiciais aos que a inalam. 

Incenso faz mal a saúde: (via Folha Online)

"Usado desde a Antigüidade com sentido de purificação e proteção, o incenso acaba de receber sinal vermelho da Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. 
Cinco marcas avaliadas mostram que daquela fumacinha, aparentemente inocente, exalam substâncias altamente tóxicas.
Queimando um incenso todos os dias, por exemplo, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno --substância cancerígena-- contida em três cigarros, ou seja, em torno de 180 microgramas por metro cúbico. Há também alta concentração de formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico, que pode irritar as mucosas. Nas cinco marcas avaliadas (Agni Zen, Big Bran, Golden, Hem e Mahalakshimi), todas indianas, não há sequer o nome do distribuidor brasileiro na embalagem. Muito menos a descrição de quais substâncias compõem o produto. A Folha tentou localizar as empresas, por meio dos nomes dos incensos, mas, assim como a Pro Teste, não teve sucesso. A avaliação foi feita a partir da simulação do uso em ambiente parecido com uma sala. Segundo a Pro Teste, foi medida a emissão de poluentes VOCs (compostos orgânicos voláteis) e de substâncias passíveis de causar alergias, como benzeno e formol. As concentrações foram medidas após meia hora do acendimento."

Resta a nós sabermos usar esse material de forma correta, lermos as embalagens e procurarmos saber o máximo que conseguirmos com os vendedores para comprarmos sem que nos prejudiquemos e venhamos a nos arrepender. 
Próxima postagem: "Tipos de Incenso".
Namastê.
FONTES&CRÉDITOS


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)