Você até pode ser aquele tipo de pessoa que desvia de gatos pretos, que não passa debaixo de escadas ou que não pisa nos blocos escuros da calçada. Até mesmo repudia o 13, que se benze em frente a uma mandinga e que tenta ignorar do seu calendário quando o décimo terceiro dia do mês cai numa sexta feira.
Mas a respeito da última superstição você sabe dizer o por que? 
Muitas são as histórias que rondam a Sexta Feira 13, que tem pessoas com relação de amor e ódio com o mundo inteiro. Mas também a maioria dessas pessoas sequer sabe o motivo pelo qual a data tem essa má fama. As mais famosas eu deixo descritas abaixo :)
4fbbba109890ff4d9b3faf546f9e2211_large
1- É tudo culpa de Judas!
Uma das lendas mais conhecidas é a que Judas Iscariotes, traidor de Cristo, ocupava o 13º lugar no grupo de discípulos que seguiam Jesus. Pra aumentar a carga, o moço se suicidou numa Sexta e o dia da crucificação aconteceu também no sexto dia da semana.   

2- Persegue e mata na Sexta:
Quem nunca ouviu falar da Ordem dos Templários? Organização cristã também cheia de lendas e mistérios, que foi condenada ilegal pelo rei Felipe IV da França e adivinhem: O possível início da perseguição e execução dos Templários se deu em uma Sexta Feira 13.

3- Deixando todo mundo Loki!
Por mais que muitas das superstições envolta dessa data sejam originalmente cristãs, há também a versão pagã pro mau agouro. Reza a lenda que houve um banquete e somente 12 deuses foram convidados. Porém Loki, o deus do mal e da discórdia apareceu de penetra e causou briga e confusão o que acabou acarretando na morte de Balder, o favorito dos deuses. Desde então o ato de convidar 13 pessoas para jantar ou ter 13 pessoas a mesa dá azar. Há locais em que se houver tal número a mesa é contratado um 14º convidado profissional. Que 'louco' não?

4- A raiz de todos os males? 
Mais uma lenda pagã diz que a deusa do amor e da beleza, Frida¹ cultuada pelas tribos nórdicas e alemãs foi transformada em bruxa quando tais civilizações se converteram ao cristianismo. Irada com aqueles que antes a adoravam passou a se juntar com mais 11 bruxas e o Diabo toda Sexta para rogar praga sobre os humanos e a partir da Escandinávia a superstição se espalhou pela Europa.

5- Quebra do perfeito:
Na numerologia o número 12 é considerado um número completo (12 horas no relógio, 12 tribos de Israel, 12 Apóstolos, 12 Deuses do Olimpo) e o 13 é a transgressão dessa perfeição e causa de desordem. E como todos sabemos ao multiplicar 6 (sexto dia da semana) por 2 o resultado é: 12.

Agora sim, você pode temer o quanto quiser a Sexta 13 sabendo seus motivos. Obviamente há mais do que 5 razões para que essa data seja tão odiada, mas já é o suficiente para desconfiarmos da mesma.
Namastê!

¹- Nome que deu origem a Frigadag, Friday - Sexta Feira em inglês.


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)