O que é reencarnação?

No modo mais 'cru' da palavra, Reencarnação é uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciênciaespírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carmaA reencarnação é um dos pontos fundamentais do Espiritismo, codificado por Allan Kardec, do Hinduísmo, do Jainismo, da Teosofia, do Rosacrucianismo e da filosofia platônica. Existem vertentes místicas do Cristianismo como, por exemplo, o Cristianismo esotérico, que também admite a reencarnação. Há referência recentes a conceitos que poderiam lembrar a reencarnação na maior parte das religiões, incluindo religiões do Egito Antigo, religiões indígenas, entre outras. É comum no Ocidente a ideia de que o Budismo também pregue a reencarnação, supostamente porque o Budismo tenha se originado como uma religião independente do Hinduísmo.

Reencarnação na visão de algumas religiões.

- Espiritismo:  Segundo o Espiritismo  reencarnação é a volta do espírito através de novo corpo de carne, ou seja, uma outra encarnação. Através desse processo, de vidas sucessivas, o espírito vai se aperfeiçoando, desligando-se dos laços materiais que ainda o prendem, a caminho da perfeição, obviamente passando por inúmeras existências corporais. O número dessas existências vai depender de nós, do aproveitamento que tivermos nas nossas vidas sucessivas. Depois da última encarnação, teremos alcançado a posição de espírito puro(Conteúdo retirado e adaptado de: Mundo dos Espíritos, p.92) 

- Budismo: O Budismo não acredita em reencarnação e sim no renascimento. O renascimento na concepção Budista não é a transmigração de um espírito, de uma identidade substancial, mas a continuidade de um processo, um fluxo do devir, no qual vidas sucessivas estão conectadas umas às outras através de causas e condições.

- Cristianismo: O Cristianismo também não acredita em reencarnação. A Bíblia, livro seguido pelos cristão, nunca citou sobre tal fenômeno e diz: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27). Ou seja, o homem segundo o cristianismo não reencarna, apenas morre e espera o julgamento divino quando o mesmo acontecer.

- Paganismo: Cada religião pagã tem sua própria filosofia sobre vida após a morte, e sobre reencarnação. Pagãos solitários podem também ter sua própria filosofia sobre esse assunto, pois o paganismo é uma religião que não tem dogma, ou regras rigorosas de ensinamento, as quais todos devam seguir. 

- Wiccanismo: A Wicca ensina que a reencarnação é o instrumento pelo qual nossas almas são aperfeiçoadas. Uma vida não basta para atingir tal objetivo; portanto, a consciência (alam) renasce inúmeras vezes, cada vida englobando um grupo diferente de lições, até que a perfeição seja atingida.

Perguntas e respostas sobre reencarnação:
(As perguntas foram respondidas por líderes espirituais e entendedores do assunto. Não dê 100% de veracidade a tudo o que ler)

Quem reencarna?
Enquanto alguém tenha possibilidade de salvação, poderá regressar a uma nova matriz para se revestir com um outro corpo físico. Porém, quando o caso já for perdido, quando o sujeito se tornou mau definitivamente, quando nenhum castigo produz mais resultados úteis, então não volta mais, não lhe é dado mais outro corpo e assim ele entra nos mundos infernais onde somente se ouve o pranto e o ranger dos dentes.

Como podemos comprovar que regressamos a este mundo outra vez?
O retorno a este mundo depois da morte para uns é uma teoria, para outros um dogma, uma anedota, uma superstição ou uma crença. No entanto, para aqueles que recordam suas vidas passadas, o retorno é um fato. Isto significa que somente se lembrando de suas vidas anteriores, poderá alguém evidenciar a crua realidade da reincorporação.

O Espírito sempre reencarna no mesmo sexo?
Não, pois o Espírito necessita vivenciar as experiências específicas aos dois sexos, como aprendizado para seu aprimoramento moral e intelectual. A escolha de cada sexo, depende da prova ou expiação que se deve passar. Não é verdadeira a idéia de que a cada encarnação o Espírito mude de sexo.

Por que não nos lembramos das nossas vidas passadas?
O esquecimento temporário das vidas passadas é uma necessidade. Não devemos nos lembrar das vidas passadas enquanto estamos encarnados, e nisso está a sabedoria de Deus. Se lembrássemos do mal que fizemos ou dos sofrimentos que passamos, dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, não teríamos condições de viver entre eles atualmente. As lembranças de erros passados certamente trariam desequilíbrios de toda ordem, uma vez que estamos muito mais perto do ponto de partida do que do ponto de chegada, em termos de caminhada evolutiva.

É possível haver reencarnação dentro da família?
Há possibilidades de que isso possa sim acontecer. Pode ser que um espírito em 'divida' com alguém em sua família ou com uma missão não cumprida venha através de outro membro para poder continuar seu legado. Um livro no qual fala sobre isso é: O Amor me Trouxe de Volta que aborda não só esse assunto como diversos outros.

Como saber sobre minha vida passada?
Existem os processos de 'regressão' que fazendo com que a pessoa volte ao seu interior a procura de resquícios de sua outra vida. 

Esse artigo é uma junção de informações pesquisadas e não aprofundadas sobre o assunto.
Para mais informações sobre reencarnação, entre em contato.

FONTES&CRÉDITOS
(Texto adaptado)


Leave a Reply

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)