Após o artigo anterior senti a necessidade de postar aqui no acervo alguns 'exercícios' (na verdade, yôga é um conjunto de técnicas que irão orquestrar sua vida) básicos para aqueles que não podem frequentar um estabelecimento em que ofereça esse serviço, e querem praticar mesmo que em casa. Todo esse material foi encontrado no site swasthya.marcocarvalho.com e o link pode ser encontrado no fim do artigo.




Prática de 30 minutos de SwáSthya: Para desenvolver o sensorial

Shiva mudraSente-se com as pernas cruzadas, coloque as mãos em Shiva mudrá. Direita sobre a esquerda para os homens, esquerda sobre a direita para as mulheres. Feche os olhos e preste atenção em suas mãos: na sensação tátil, térmica, posicional e todas as sensações provenientes de suas mãos. Faça isso pelo tempo que considerar confortável.
Sentado com as pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos, respire usando a parte baixa dos pulmões. Ao inspirar empure o abdomen para fora, ao soltar o ar puxe-o bem para dentro. Sinta cada musculo envolvido no processo. Sinta o caminho que o ar toma até os pulmões, bem como a leve massagem que o alterar da pressão dentro da caixa toráxica faz em seus orgãos internos.

Prática completa com 1hr de duração:

Para treinar seus sentidos
Pegue um relógio analógico de pulso. Coloque-o junto ao ouvido e concentre-se no tique-taque. Ligue um aparelho de som com uma gravação de melodia homogênea, sem altos e baixos, e coloque em volume baixo. Tome o cuidado de não parar de escutar o tique-taque do relógio. Então, vá aumentando lentamente o volume mas sem perder o som do relógio. Quando o volume já estiver no máximo começe a afastar o relógio devagar, sempre sem perder a audição seletiva do tique-taque. Quando seu braço estiver totalmente estendido, o som no máximo e você continuar escutando o ruído do relógio, o exercício terá atingido seu ponto culminante. Com o tempo conseguirá treinar da mesma forma com outros sentidos.

Para treinar sua concentração
Sente-se, visualize um triângulo de forma bem nítida. Mantenha essa imagem na mente por um minuto sem deixar o pensamento dispersar. No dia seguinte faça com dois minutos, no outro dia três até chegar em 20 minutos. Quando chegar a este tempo troque por uma técnica mais adiantada. 

Para massagear os orgãos internos
De pé ou sentado, incline o tronco a frente apoiando as mãos sobre as coxas deixando os braços estendidos assim como a sua coluna. Puxe o abdomen bem para dentro a ponto de delinear as costelas. Descontraia a musculatura e repita a contração vigorosa do abdomen para dentro e para cima. Faça esses movimentos de contração e descontração com os pulmões vazios. Quando precisar respirar pare as contrações. Veja um exemplo:



    FONTES&CRÉDITOS
    CONTATO


    Leave a Reply

    Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)