O que é um dreamcatcher?

Dreamcatcher, ou Filtro dos sonhos em português, é um mandala que teve origem na tribo norte americana Ojibwe há muitos anos atrás. O intuito do uso do dreamcatcher é proteger os sonhos de qualquer mal ou dano. A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro.  Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem. Para captar os sonhos dos adultos, os dreamcatchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso são mais resistentes.

Atualmente os filtros dos sonhos se popularizaram. Estão em diversas lojas, não somente sobre misticismo ou coisas do gênero, tatuagens, nos quartos em si, filmes como a Saga Crepúsculo: Lua Nova, onde Jacob amigo de Bella a presenteia em seu aniversário com um dreamcatcher para protegê-la de pesadelos em seus sonhos, (Foto ao lado) etc.


Qualquer pessoa pode ter um filtro dos sonho?

Sim, qualquer pessoa pode tanto ter um filtro dos sonho quanto pode fazer um também. Não há restrições, pelo menos no momento em que vivemos, para o uso e obtenção desse mandala. Creio eu que qualquer um de qualquer religião pode sim ter seu dreamcatcher; por mais que você não acredite na melhora do seu sono quando usá-lo, é até um ótimo artefato de decoração. Mas obviamente, é sempre bom comprar algo com a certeza de para que vai querer aquilo. Acreditar no que você está levando para casa, para seu quarto especificamente, que é um lugar muito íntimo fará toda a diferença para que isso funcione.

Onde encontrar seu dreamcatcher?

Existem diversas lojas online e físicas que vendem esse tipo de artefato. Aqui onde moro (Rio de Janeiro) uma ótima opção é a Mundo Verde, ela atende vários setores e a probabilidade de você encontrar o que deseja é grande e satisfatória. Mas também há muitas outras que também oferecem esse tipo de serviço; é só garimpar. Lojas online também estão por ai como a Templo Zen. Encontra-se uma enorme variedade de filtros dos sonhos de diversos formatos, cores e etc. É só escolher :)

Como fazer um filtro dos sonhos para você?

Fazer um dreamcatcher é fácil. O melhor tutorial que eu já encontrei online e que pode auxiliar a quem queria fazer um ao invés de comprar é o da Aileen Daw. Ela explica como fazer e qual o melhor material para ser utilizado. Ela é wiccana e caso você só queria aprender os métodos artesanais do vídeo é somente não seguir as instruções de consagração do instrumento e etc.




Tenha bons sonhos :)
FONTES&CRÉDITOS
(Texto adaptado)



9 Comments

  1. Gostei muito deste blog! E desta postagem, parabéns!!! Eu também tenho um blog, visite se quiser: http://apenasexpresse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro! Que bom que gostou do MIW. Adorei seu blog também! :3
    Obrigada pela visita! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu teço o filtro dos sonhos e alguém interessar faço o personalizado
      http://sonhandobem.blogspot.com.br/ em construção

      Excluir
  3. Denada, me desculpe a demora a responder, é que eu fui ver agora. Que legal que você gostou do blog. E continue assim! Inteligente, e esperta.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber... Pode ter mais de um filtro no quarto? Um na cabeceira e outro na janela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então, creio que não tem problema em ter mais de um filtro no quarto, só não coloque filtros demais pois tudo o que é demais é prejudicial, e pode acabar afetando a qualidade do seu sono também.

      Excluir
  5. Três filtros poderiam ser prejudiciais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Então, eu acho que não tem problema. Só não coloque filtros demais; porque não é a quantidade que vai trazer uma melhor qualidade no sono, um filtro já faz o trabalho sozinho. Analise o que é melhor pra você. Se ta funcionando usar os três, não tem problema algum ;)

      Excluir
  6. Conheça também o meu trabalho...
    www.templodosfiltros.com
    www.flautasartesanais.blogspot.com.br
    Boas Vibrações...

    ResponderExcluir

Adoraria saber o que achou desta postagem! So, let me know! :)